quinta-feira, 2 de junho de 2016

Grupo Teatral Montagem, 18 anos de cultura em Patos

12 de Junho de 2015
Há alguns anos o Grupo Teatral Montagem de Patos mantém viva a cultura do teatro na cidade. Fundado em 17 de agosto de 1987 através do resultado de uma oficina de teatro realizada na Escola Pedro Aleixo, antigo CEPA numa parceria com o grêmio livre da escola e ministrada pelo teatrólogo Chico Amaral que acabava de chegar a Patos vindo de Cajazeiras, cidade que tinha e ainda tem uma tradição cultural muito grande, pois lá existia na época uma grande efervescência cultural principalmente na área teatral, ele teve a feliz ideia de aproveitar aqueles jovens que participara da oficina de teatro e dai criar um grupo de teatro para fomentar a arte teatral na cidade, e foi ai que nasceu o Grupo Teatral Montagem. E Chico que já tinha uma boa experiência teatral com varias peças escrita, o mesmo já havia dirigido vários espetáculos teatrais resolveu montar e produzir a peça Margarida com texto e direção de sua própria autoria.
 
 
 A peça foi um grande sucesso de público e de critica na época, chegando a participar de vários festivais em alguns estados do nordeste e se apresentando em varias cidades da região. O grupo Teatral Montagem já teve varias formações e já montou varias peças ao longo dos anos e as que mais se destacaram além de Margarida foram Ratos de Esgotos de Vieira Neto, Meninos de Rua, Toda Loucura Será Perdoada e A Vida da Gente de Chico Amaral e A Farsa do Advogado Pathelin, atual espetáculo em cartaz e já está sendo preparado um novo trabalho que é a peça infanto juvenil A vitória da minha inocência que terá sua estreia nos próximos meses.
 
(Chico Amaral )
Chico Amaral é atualmente Articulador Regional de Cultura da SECULT - Secretaria de Estado da Cultura e é o único remanescente do grupo desde a sua fundação. Hoje, o grupo Teatral Montagem de Patos tem como diretor presidente Ronaldo Araújo, e é formado por Chico Amaral, Santiago Jácome, Rosália Marques, Richard Martins, Anderson Silva e Franciele Vieira.
 
Está sendo construído um novo teatro municipal na cidade. O Teatro Municipal Ernani Sátyro, ainda está em construção, mais de 50% do trabalho já foi realizada. A obra é avaliada em 3,2 milhões e está sendo construído na Praça Frei Martinho, numa parceria firmada entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Patos. Vista pelos produtores culturais como um sonho sendo concretizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário