quarta-feira, 23 de março de 2016

NASF 5 e UBS Walter Ayres e a microcefalia no Noé Trajano

 

As equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 5) e da UBS Walter Ayres promoveram na tarde desta terça-feira, dia 22, uma roda de conversa com esclarecimentos sobre a relação entre o zika vírus e a microcefalia com gestantes referenciadas pela unidade de saúde.
 
De acordo com a coordenadora do Distrito Geo-Administrativo (DGA I), Tereza Lucena, a ideia surgiu dos questionamentos das gestantes que se mostraram receosas com relação a contaminação com o zika vírus durante a gravidez.
 
“É preciso tranquilizar as gestantes, como também conscientizá-las com relação aos cuidados para que o mosquito não se propague. Durante a gestação muitas são as dúvidas da gestante, e agora com essa incidência de microcefalia é normal que elas busquem respostas, e nós como profissionais de saúde viemos hoje esclarecer suas dúvidas, para que elas entendam melhor e fiquem mais tranquilas,” comentou.
 
Para a enfermeira da UBS Walter Ayres, Vilma Karla, a escolha do tema atende às necessidades das gestantes que vêm fazer pré-natal na unidade.
 
“Nós sempre buscamos promover estas rodas de conversa com as gestantes da comunidade, e diante da importância do momento pelo qual estamos passando, nada melhor que um momento de conversação em torno do mosquito aedes aegypti e seus prejuízos para a saúde da população, principalmente mulheres em período gestacional. Foi uma tarde bastante proveitosa e participativa,” avaliou.
 
Cada profissional deu a sua contribuição durante a roda de conversa, e no final foi feito sorteio de um brinde entre as gestantes presentes, sem seguida foi servido um lanche.


Nenhum comentário:

Postar um comentário