terça-feira, 27 de outubro de 2015

Como fazer transposição de um rio morto

saofranc
transposição de suas águas, promovidas pelo governo. O Velho Chico vem sendo castigado, ao longo dos anos, por ações indiscriminadas de erosão, assoreamento e desmatamento das margens, mau uso de suas águas e pela falta de ações efetivas de preservação de suas nascentes.
Na última semana de setembro de 2014, a principal nascente do Rio São Francisco foi declarada oficialmente seca.

A sentença foi pro
saofranc2ferida por analistas ambientais e encarregados da área do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde ela se
encontra.

A situação é considerada e preocupante e, é resultado da estiagem prolongada e incêndios que devastam a vegetação nativa, além das condições climáticas.
cConstruções de barragens, desvios de suas águas para usos pouco controlados, o uso indiscriminado pela população ribeirinha, tem impactado não só a quantidade e qualidade das águas, como o bioma que circunda o Velho Chico.
Muitas espécimes de peixes nativos foram afetados pelos desvios da águas,. As atividades pesqueiras  exercidas em bases insustentáveis, comprometeu a indústria pesqueira ao longo do Rio. A desastrosa introdução de peixes amazônicos, por conta dos barramentos, transformaram-se em pragas.
Segundo os especialistas que vêm acompanhando a degradação do São Francisco, as obras de  federal, têm fornecido verbas para estudos e investimentos em programas ambientais para recuperação e preservação do bioma circundante do Rio. Porém, falta pessoas especializado  na fauna e flora da caatinga.
O documento também alerta que “da nascente à foz o rio vem diminuindo sua vazão, comprometendo a quantidade e a qualidade das águas, as atividades econômicas e inviabilizando os usos múltiplos”. A proposta  é de racionamento das águas do Rio, principalmente para as atividades de irrigação.
O documento revela algo muito mais grave: a falência do conjunto de organismos destinados a planejar, monitorar, revitalizar e desenvolver a bacia do Velho Chico, que por todos esses anos, décadas, receberam quantias expressivas, verbas razoáveis, pessoal e equipamentos e… nada fizeram de efetivo para prevenir o desastre.

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário