sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Porque vereadores faltam tanto

O parágrafo único do artigo 1º da nossa "Constituição Cidadã" destaca que "todo o poder emana do povo". Abraham Lincoln (1865) destacou que democracia é o governo do povo (legitimidade à origem do poder político do governo), pelo povo (exercício do poder político) e para o povo (finalidade do poder político). Rousseau (1778) ressaltou que "o Poder Legislativo pertence ao povo, e não pode pertencer senão a ele".

Cabe-nos refletir até que ponto é procedente a afirmação de Mosquéra ao enfatizar que
[...] não é preciso buscar fórmulas mágicas para aumentar o interesse do cidadão pelo que se passa no Parlamento [...] basta criar canais de inclusão política, pois o cidadão quer falar, reclamar, denunciar, propor e debater as decisões que afetam a vida dele.
Quais os instrumentos de participação que temos e que queremos? Em primeiro lugar, acerdito que a população precisa ficar informada dos vereadores faltosos, por que faltam tanto, e as faltas justificadas, pode-se faltar a metade das sessões por exemplo e justificar, acredito que não, percebo um corporativismo sem par, onde os pares incobrem os possiveis deslizes dos colegas.

Eu, na condição de cidadão, pedirei a presidência da câmara de vereadores de Patos a frequência dos vereadores nas sessões que acontecem na terça e na quinta de cada semana, em seguida, pedirei ao jurídico do legislativo, Dr Zé Lacerda, o que reza o regimento interno da casa com relação as possiveis demasiadas faltas dos vereadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário