quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Clair Leitão: prefeitos não deveriam ter esperado crise para cortar gastos...

Para a vice-presidente técnica e de relacionamento institucional do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, Clair Leitão, as medidas de redução de gastos como as recentemente anunciadas pelos prefeitos de Campina Grande e Patos, já deveriam ter sido adotadas há pelo menos 15 anos, quando do advento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que visa o equilíbrio fiscal.

Segundo ela, nenhuma administração pode gastar mais do que arrecada e que a atual crise econômica, que supera as duas anteriores ocorridas em 2009 e 2012, se deve ao déficit orçamentário em que as despesas superam as receitas, o que compromete o equilíbrio necessário à qualidade de gestão.

"Como contadora da área pública, sempre orientei os gestores no sentido de que não deveriam ter esperado o momento de crise para adotar essas medidas", afirmou.

Seminário de Contabilidade

Ao comentar o 2º Seminário de Contabilidade da Paraíba que o CRC-PB promoverá nesta quinta-feira e sexta-feira na cidade de Patos, Clair lembrou que por sua  diversidade de temas, além de profissionais da contabilidade, o evento também é voltado a advogados que tenham interesse na área, porque as questões tributárias demandam muito ações trabalhistas e judiciais.

Nesse contexto, ela destacou ainda a importância de outros temas que serão objeto de palestras para os profissionais da área privada, a exemplo do ECF e a Tributação Federal do Terceiro Setor, já que existem muitas dúvidas sobre como contribuir, quanto de imposto deve se cobrar e o custo no setor público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário