sexta-feira, 24 de julho de 2015

Amoxicilina não serva mais

Quem nunca ficou com a garganta inflamada, um dente inflamado, ou, uma inflamação qualquer e logo foi medicado pela mão com o medicamento AMOXICILINA, pois bem, ele acaba de sair de circulação.
O Programa de Atendimento ao Consumidor do Ministério Público da Paraíba, MP-Procon, divulgará, nesta sexta-feira (23), uma lista de 23 medicamentos que serão retirados de circulação em farmácias do Estado. O anúncio será na sede do órgão, em João Pessoa.
De acordo com o coordenador do MP-Procon, Glauberto Bezerra, os medicamentos vão de antibióticos a colírio.
Glauberto Nezerra explicou que testes de laboratórios mostraram diversa irregularidades  nos  medicamentos em questão.
Essas irregularidades vão desde falhas na qualidade em alguns lotes, corpos estranhos nos medicamentos e escrito  na  embalagem do que não tem no remédio.
Glauberto Bezerra adiantou que, entre os remédios que sairão de circulação,  estão um que apresenta a fórmula Cinvastatina,  para pressão, e amoxilina (antibiótico).
Amoxicilina (antibiótico - Amoxicilina é um antibiótico β-lactânico de espectro moderado utilizado no tratamento de infeções bacterianas causadas por micro-organismos susceptíveis. Melhor absorvida por via oral do que a ampicilina. Atua por inibição da parede bacteriana.)
Uma medida no meu ver, sem coercitividade levando em conta que as adulterações aqui descrita podem ter causado sérios danos a saúde de muitas pessoas que ao longo da vida, fizeram uso do medicamento com intenção de recuperar a saúde, estavam pondo a saúde em risco.
A ação faz parte do programa de prevenção de acidente de consumo do MP-Procon e terá a participação dos Procons municipais, Conselhos de Medicina, Conselho de Farmácias, Vigilâncias Sanitárias dos Municípios, Vigilância Sanitária do Estado e Comissão de Saúde e bioética da OAB.
MPPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário